quarta-feira, 7 de março de 2018

Coletivo feminino realiza a segunda edição do evento Desperta Mulher


Imagem de divulgação


Rio de Janeiro - Brasil


O MMIÊ - Movimento de Mulheres Iê - realiza no próximo sábado, 10 de março, o evento Desperta Mulher, em favor da igualdade de gênero e em repúdio à violência contra a mulher. 

Fruto da reunião de mulheres capoeiristas em um grupo de Whatsapp, o MMIÊ conta hoje com a participação de 85 mulheres de diferentes partes do mundo, que discutem diariamente questões relativas à Capoeira, à atuação da mulher na Capoeira e à sociedade de um modo geral.

Este ano o evento traz o tema "Gingando sobre pétalas e espinhos", que é um projeto que enaltece as histórias e trajetórias das mulheres capoeiristas. A programação prevista inclui manifestações culturais, rodas e palestras.

O Desperta Mulher acontece simultaneamente no Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Tocantins, São Paulo, Ceará, Minas Gerais, Paraná, Lisboa, em Portugal, e Luanda, em Angola. A proposta é ter um dia de reflexão, capaz de fortalecer essas mulheres e conscientizar os homens.


Gingando sobre pétalas e espinhos


Criado em Julho de 2017, o projeto Gingando sobre pétalas e espinhos pretende dar voz às mulheres capoeiristas, tornando público os percalços e a perseverança na caminhada dentro da Capoeira. Periodicamente a fanpage do projeto traz uma mulher aos holofotes e conta a sua história.

Como tudo relacionado à nossa arte, não existem dados oficiais sobre a participação feminina na Capoeira, ou sobre a evasão das mulheres por motivos diversos que incluem o cuidado com os filhos, a dupla jornada de trabalho, pressões sociais e o machismo existente dentro da própria Capoeira. 

Iniciativas como o MMIÊ e o projeto Gingando sobre pétalas e espinhos são extremamente importantes, pois, trazem representatividade e comprovam que aquela velha história sobre competitividade feminina não é 100% verdade. A competitividade existe, como existe entre homens e entre homens e mulheres, mas, a verdade é que nós (sim, é uma mulher quem escreve o blog) estamos aprendendo com movimentos como esses que unidas não poderemos ser subjugadas e que cada uma de nós importa. Da corda crua à Mestre de Capoeira mais antiga, todas nós temos o nosso valor e esse valor não precisa ser provado trocando tapas com outra mulher cada vez que entramos numa roda de Capoeira.

Para mais informações sobre locais e horários, entre em contato com a organizadora da sua região nos telefones disponíveis na imagem acima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você acha sobre isso?

Você pode gostar